Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Está Tudo Tratado e Nada Resolvido

Tratamento de temas interessantes de uma forma desinteressante. Abordagem inconsequente acerca da consequência das coisas. Tudo será devidamente tratado, mas sem qualquer resolução. Os leigos também têm opiniao...

Está Tudo Tratado e Nada Resolvido

Tratamento de temas interessantes de uma forma desinteressante. Abordagem inconsequente acerca da consequência das coisas. Tudo será devidamente tratado, mas sem qualquer resolução. Os leigos também têm opiniao...

A lenda da Hello Kitty e os seus demónios

Reza lenda que uma menina de 14 anos tinha cancro na boca em fase terminal.

A mãe desesperada e já quase sem nenhuma esperança teria recorrido a um pacto com o diabo em que ela pedia a cura de sua filha em troca criaria uma marca que agradasse ao mundo inteiro. A menina curou-se e a mãe cumpriu sua palavra. Dizem que é por isso que a Hello Kitty não tem boca.

Outras pessoas afirmam que o facto da Hello Kitty ter sido inventada sem boca não passa apenas de uma crítica contra a submissão das mulheres japonesas.

A palavra Hello, em inglês quer dizer olá. A palavra Kitty, é de origem chinesa e quer dizer demónio. Logo, Hello Kitty quer dizer: “Olá demónio”.


O assassinato da Hello Kitty.

Em 1999 em Hong Kong uma mulher de 23 anos de nome Fan Man-yee, que trabalhava numa casa nocturna como acompanhante foi sequestrada por 3 homens para cobrarem uma divida de trafico de droga.

Após um mês de sevicias, morreu de overdose. A sua cabeça decapitada foi colocada numa boneca Hello Kitty.

Os assassinos foram denunciados anos depois por uma antiga namorada de um dos três autores que relatou ter pesadelos contínuos e de ser assombrada pelo fantasma de Fan. Actualmente cumprem pena de prisão.

A única ligação desta história à Hello Kitty foi o facto de terem colocado a cabeça da vitima numa boneca da marca.


A Hello Kitty foi criada pela designer Ikuko Shimizu em 1974 para a empresa japonesa, a Sanrio. O personagem é a figura de uma gata branca com traços humanos que usa um laço ou flor na orelha esquerda e não possui boca. Reparem que ela também não tem sobrancelhas. Estas características possibilitam que as pessoas projectem as suas próprias emoções na boneca. Este é, talvez, o maior segredo do seu sucesso.

Nos desenhos animados Hello Kitty tem boca.

O nome Kitty (Gatinha) veio de um dos gatos que Alice criava no livro Through the Looking Glass de Lewis Carroll.

A bonequinha em forma de uma gata recebeu o nome em inglês porque a cultura britânica era popular entre as meninas japonesas na época da sua criação e porque com essa designação seria mais fácil a sua projecção internacional.

A partir de algumas análises e conclusões precipitadas, podem construir-se mentiras verosímeis que, se não tivermos um espirito critico e atento, nos pode levar a crer em histórias, factos ou argumentos falseados, com difusão assegurada. Com estes exemplos quis demonstrar como se pode construir um mito urbano por via da WEB.

Devemos sempre colocar em causa a informação que recebemos porque existem sempre interesses inconfessados em quem nos quer fazer crer em algo.

Por mim, me confesso que gosto muito de ver a Hello Kitty nas cuecas de senhora, é um fetiche bem real e nada místico.

3 comentários

Comentar post