A avenida Insurgentes tem suas origens no início do séc XX, mas foi durante o governo de Miguel Aleman que foi remodelada sob a inspiração das
boulevards francesas. Seu nome atual está ligado ao dia da Independência do México,
16 de Setembro, é uma homenagem ao
Exército dos Insurgentes, que lutaram pela Independência do México.
O Grito de Dolores foi a declaração de guerra contra a coroa espanhola, proferido pelo padre Miguel Hidalgo y Costilla, em Dolores, Guanajuato.
"Viva a Virgem de Guadalupe! Morte ao mau governo! Viva Fernando VII!”. Foi com este grito que Hidalgo iniciou a luta pela independência em
16 de Setembro de 1810. Grupos de camponeses e mineiros liderados pelo Padre Hidalgo marcharam para a cidade do México.
Após as vitórias iniciais o movimento começou a perder força, em Monclova Hidalgo é feito prisioneiro em conjunto com muitos dos seus homens. Como sacerdote, foi julgado pela Santa Inquisição e declarado culpado de heresias e traição, sendo condenado à morte. Seria fuzilado em 1811. O seu corpo seria depois mutilado e a sua cabeça exposta publicamente em Guanajuato, como advertência aos possíveis insurgentes.
Segue-se no comando dos guerrilheiros o padre Jose Maria Morelos y Pavon. Na estratégia base do padre Morelos estava o isolamento da cidade do México do resto do território. Durante seis meses conseguiu esse feito. Chegou mesmo a ser convidado a participar no congresso nacional onde foram feitas propostas para o futuro do México, como o fim da escravatura, a declaração de um Estado católico e o direito de voto. Mas em 1815 foi capturado e executado pelas tropas leais à coroa espanhola.
O exército real conseguiu repelir os Insurgentes para as montanhas de onde a guerra passou a ser conduzida sob a forma de guerrilha. O movimento que começou por ser meramente religioso, tornou-se uma rebelião republicana.
É nesta altura que surgem líderes como Guadalupe Victoria e Vicente Guerrero. Mas o movimento Insurgente entra em declínio, enfraquecendo rapidamente.
Augustin de Iturbide é enviado para erradicar a revolta. No entanto face ás mudanças que se verificavam em Espanha, optou por se colocar do lado dos independentistas.
Iturbide estabelece um acordo com Vicente Guerrero. Foi criado o Plano de Iguala, que garantia 3 objectivos: a Independência do México regido pelo rei de Espanha, os mesmos direitos para colonos e crioulos e a manutenção dos privilégios da igreja católica.
Foi então criado um novo exército, o Exercito das Três Garantias sob o comando de Iturbide, para garantir a implementação do Plano de Iguala. O plano satisfazia tanto os liberais como os conservadores; o objectivo da independência e a simultânea protecção da Igreja Católica tornaram possível o apoio de todos ao movimento independentista.
Em
24 de Agosto de 1821 é assinado o Tratado de Córdoba, onde Iturbide consegue garantir que um crioulo poderá assumir a liderança do novo Estado. É o início do primeiro império mexicano.
Na próxima visita à Cidade do México já terei em mente as motivações para a designação daquela avenida.