Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Está Tudo Tratado e Nada Resolvido

Tratamento de temas interessantes de uma forma desinteressante. Abordagem inconsequente acerca da consequência das coisas. Tudo será devidamente tratado, mas sem qualquer resolução. Os leigos também têm opiniao...

Está Tudo Tratado e Nada Resolvido

Tratamento de temas interessantes de uma forma desinteressante. Abordagem inconsequente acerca da consequência das coisas. Tudo será devidamente tratado, mas sem qualquer resolução. Os leigos também têm opiniao...

El Chapo - O prisioneiro mais valioso do mundo

Era o segundo homem mais procurado do mundo a seguir a Bin Laden. Quando o terrorista foi morto,  Joaquin "El Chapo" Guzman tornou-se o número um da lista dos homens procurados pela Interpol. O FBI oferecia mesmo uma recompensa de 5 milhões de dólares por informações a seu respeito.

Oriundo de uma família pobre de agricultores do interior do México, este mestre do disfarce e mudança de identidade, chegou a ser considerado um dos homens mais poderosos do mundo. A revista Forbes chegou a colocá-lo na posição 63, com uma fortuna avaliada em 1.000 milhões de dólares.

O seu domínio do tráfico abrangia desde o ópio do Afeganistão, até à coca da Colômbia, passando pelas metanfetaminas produzidas no México. Era o maior exportador de droga para o mercado americano. A cidade de Chicago atribuiu-lhe o estatuto que só Al Capone teve 80 anos antes, o "Inimigo Publico nr. 1”.

El Chapo (O Baixinho, 1,55m) tinha sido capturado em 1993. Estava detido na prisão de alta segurança de Puente  Grande no estado de Jalisco. Em 2001, através de uma decisão do Supremo Tribunal Mexicano é simplificada a extradição de criminosos entre o México e os Estados Unidos. 

Nesta altura El Chapo decide apressar a fuga da cadeia. Através de subornos consegue ajuda no interior do estabelecimento prisional. Esconde-se num carro de transporte de roupa e sai pela porta de serviço para uma fuga que duraria 13 anos. Após esta evasão ridícula, os mexicanos passaram a chamar aquela prisão "Puerta Grande".

O poder máximo no controle do narcotráfico surge quando, em 2003 é preso o seu rival Osiel Cardenas, o líder do Cartel do Golfo.

O cartel de Sinaloa, sob o comando de Guzman, torna-se no maior conglomerado mexicano do tráfico de droga para os Estados Unidos e Europa. Foi o primeiro grupo de narcotraficantes a organizar-se sob a forma de franchising internacional, com um esquema de múltiplos controles de rede.

Um dos centros de distribuição é Ciudad Juarez junto à fronteira com os Estados Unidos, foi tomada a partir de 2004. Nos últimos 10 anos o seu controle, na guerra entre os diversos grupos de narcotraficantes, já provocou cerca de 60.000 mortes.

Foi capturado em Fevereiro de 2014, num hotel de luxo na cidade mexicana de Mazatlan, sem ter sido disparado um único tiro.

A última notícia que tivemos acerca deste personagem surreal, foi a organização de uma greve de fome a que aderiram  1.000 presos. De notar que El Chapo está numa cela em isolamento total e em prisão de alta segurança. A greve ocorreu em Julho e reivindicava melhores condições de detenção para todos e as exigências foram satisfeitas.

Vamos a ver por quanto tempo será possível mantê-lo preso.

Neste momento na prisão segurança máxima de Altiplano, perto da Cidade do México.

É considerado o mais importante detido do mundo.